A história do vapor tem seu começo no Antigo Egito onde costumavam vaporar ervas colocadas em pedras quentes, passando por outros países como o Iran e Índia onde foram desenvolvidos os primeiros narguilés que serviriam como inspiração para que os inventores do vape moderno, a partir do século 20 pudessem desenvolver o que temos hoje.
1927: O Primeiro Protótipo
Neste ano o americano Joseph Robinson desenvolveu um protótipo de dispositivo para vaporar ervas, o intuito dele era que o produto fosse usado para fins medicinais como uma evolução das infusões praticadas há milênios. O protótipo não chegou a ser desenvolvido em larga escala, mas, serviu como mais um passo para que outros pudessem desenvolver idéias que pudessem chegar ao vape como conhecemos.
1963: O Primeiro Cigarro Eletrônico
Neste ano o americano Herbert A. Gilbert desenvolveu o primeiro cigarro eletrônico que continha bateria e usava água com sabor para criar vapor, sua patente foi garantida em 1965, o intuito do dispositivo era de realmente substituir o cigarro tradicional, mas, ainda sem o uso da nicotina.
Segundo Herbert suas negociações com a indústria do tabaco foram infrutíferas entre outras coisas, pois eles preferiam esperar a patente expirar para poder usar seus produtos.
Até recentemente, Gilbert tinha uma marca de cigalikes chamada Vaporcade, infelizmente, não consegui comprar um exemplar do seu cigarro eletrônico chamado de 1963, mas, fica a dica para quem quiser conferir o trabalho deste gênio.
1978: Popularização do termo Vape
Nos final dos anos 70 dois americanos, o inventor Phil Ray um dos pioneiros da computação moderna e seu médico Norman Jacobson desenvolveram e comercializaram o primeiro dispositivo que utilizava nicotina como base, mas que não era eletrônico.
Apesar do produto que foi chamado de Favor não ser um dispositivo eletrônico, a sua contribuição para o mundo do vapor é relacionada pelo uso da nicotina embebida em um rolo de papel similar a um cigarro, este dispositivo ao ser tragado entregava vapores de nicotina ao usuário o que originou o termo VAPE.
Eles também foram pioneiros e desenvolveram o primeiro estudo formal sobre a absorção de nicotina pelo corpo, o que os desencadeou inúmeros estudos sobre o tema que podemos pesquisar hoje em dia.
Anos 90: O início dos movimentos antifumo
Com os movimentos antifumo iniciados nos anos 90, vieram proibições, inclusive de outros produtos diferentes do cigarro tradicional, a comunidade científica intensificou seus estudos sobre os males do tabagismo e inúmeras formas de inalação de nicotina foram desenvolvidas, o que levou a sociedade a refletir e buscar meios para que o tabagismo acabasse.
2003: O primeiro cigarro eletrônico
Neste ano o Farmacêutico chinês Hon Lik, após ter perdido seu pai para o câncer de pulmão, e ele mesmo sendo um fumante, desenvolveu o primeiro cigarro eletrônico que era movido a bateria e foi chamado de Ruyan que significa “como fumar”, muitos dão o crédito para ele como o pai do cigarro eletrônico, e você, o que acha?