O Reino Unido mais uma vez surpreende em suas políticas sobre cigarros eletrônicos, o Serviço Nacional de Saúde Britânico – NHS (Equivalente ao nosso SUS) firmou parceria com a Ecigwizard para instalar vape shops em dois Hospitais da sua rede de concessionárias de saúde. Joe Lucas, diretor de varejo da empresa disse que eles estão muito satisfeitos com a parceria e que têm total interesse em oferecer o vape como alternativa ao cigarro para que as pessoas possam reduzir ou até mesmo parar de fumar.
Os primeiros hospitais escolhidos para a parceria foram o Sandwell General Hospital na região de West Bromwich e o City Hospital de Birmingham na Inglaterra, mas, segundo a agência de Saúde Inglesa, todos os hospitais da rede NHS farão esta mudança.
A Ecigwizard é a maior franquia de vape shops do Reino Unido contando com mais de 50 lojas físicas, bem como, forte presença online. Criada em 2011, eles possuem sua própria fabrica de liquidos para cigarro eletrônico e fazem parte dos esforços para propagar o vapor no Reino Unido trabalhando com ações anti tabagismo desde 2014.
Segundo John Dunne diretor da associação das Indústrias de Vape no Reino Unido – UKVIA, o governo Britânico quer erradicar o cigarro até 2030, o que significa que inúmeros esforços e movimentos serão necessários para que isto ocorra, como os exemplos do Sandwell General Hospital e do City Hospital. Ainda segundo Dunne, as políticas proibitivas relacionadas ao cigarro eletrônico continuam expondo pessoas aos malefícios do cigarro, perdendo assim, a oportunidade que o vapor gera ao melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade como um todo.
Estas mudanças dão continuidade ao programa inglês de combate ao tabagismo, que ja instaurou uma multa de 50 libras ( aproximadamente 250 reais) para quem for pego fumando dentro das instalações dos seus hospitais incluindo estacionamentos e áreas abertas, transformando as áreas de fumantes em áreas exclusivas para vaporar (vape lounges).
O cigarro eletrônico é uma excelente alternativa de redução de danos, privar a sociedade e principalmente os fumantes da oportunidade de ter acesso ao cigarro eletrônico realmente é algo retrógrado. O modo com que o Serviço Nacional de Saúde Britânico esta agindo, prova que é possível transformar o Vape em um grande aliado contra o tabagismo sem ter restrições em relação ao seu uso.
O Brasil precisa tomar uma atitude semelhante a Britânica pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) uma média de 428 pessoas morrem diariamente por problemas relacionados ao tabagismo sem ter tido a chance de optar pela redução de danos do cigarro eletrônico. Não podemos esperar tanto, pois, desde a criação da RDC 46/2009 pela ANVISA se mostrou desfavorável ao cigarro eletrônico.
Nestes 10 anos perdemos mais de 1 milhão e 500 mil brasileiros para o tabagismo, vidas que poderiam ter sido poupadas, vidas que deveriam ter sido protegidas, pessoas que deveriam ter tido o direito de escolha!