O “Pod System” é um mini vape baseado em um sistema que consiste em apenas duas partes: Um cartucho que contêm o e-juice que se encaixa em uma bateria de tamanho reduzido. Existem pods (cartuchos) que já vem com o próprio juice ou que são refiláveis – você pode escolher o juice que quiser utilizar. Geralmente são automáticos – é só puxar e vaporar, porém alguns podem possuir botões para o “fire’.
Pods “abertos” ou “fechados”?
De maneira geral, os pod systems, podem ser separados em duas categorias: Abertos e fechados. Cada estilo tem seus próprios prós e contras. Dependerá do usuário avaliar qual melhor se encaixa ao seu perfil.
- Pods “abertos”: Ou refiláveis. Os cartuchos, quando novos estão vazios e usuário escolhe qual e-juice que prefere utilizar. Dão mais liberdade, uma vez que é possível escolher entre uma gama muito grande de sabores diferentes e de marcas diferentes.
- Pods “fechados”: Os cartuchos já vêm preenchidos com o e-juice de “fábrica” e não permitem serem refilados. A maior vantagem é a praticidade: Acabou, é só trocar. Sem nenhum tipo de bagunça. O seu principal contra é que são descartáveis. Acabou o líquido, vai para o lixo.
É indicado para quem?
- Os fumantes que estão em transição entre o vapor e o cigarro costumam preferir os pods, uma vez que têm um tipo de tragada similar;
- Vários vapers experientes gostam de utilizar os pods como uma maneira mais portátil de vaporar e usam como complemento aos setups maiores;
- Stealth Vapers, ou “vapers discretos”, que se aproveitam da pouca produção do vapor para chamar menos atenção.
Pontos positivos dos Pods
- Tamanho reduzido;
- Fácil de utilizar;
- Baixo consumo de juices;
- Ótimo para ajudar a parar de fumar;
- Fácil de manter;
- Discreto;
- Produção de vapor discreto.
Os pods oferecem muitas vantagens, e provavelmente a maior delas é a portabilidade – cabem em qualquer lugar. É muito fácil de utilizar e é perfeito para quem visa simplicidade.
É o preferido entre os fumantes que estão tentando parar de fumar, justamente ser muito similar ao cigarro convencional, alguns menores até do que muitos isqueiros que existem por aí.
Pontos negativos dos Pods
- Pouca autonomia de bateria;
- Produção de vapor limitada;
- Menor variedade de sabores;
- No longo prazo, pode sair mais caro.
É bonito, é discreto, mas também possui várias desvantagens. Como são aparelhos compactos, a autonomia da bateria é bastante limitada quando comparada a um aparelho convencional. Outra desvantagem, é que no longo prazo, se levar em consideração a substituição dos cartuchos e o preço dos líquidos, pode-se considerar que os pods têm um custo de manutenção bastante elevado quando comparado a um setup de mod + atomizador reconstruível.
Como usar um Pod System?
- Tenha certeza que a bateria está completamente carregada. Se não está, conecte-o em alguma fonte e espere o carregamento completo da bateria.
- Verifique se há e-juice no cartucho. Se precisar refilar, deixe o líquido descansar dentro do cartucho por uns 5-10 minutos antes de usar, para que o algodão absorva o líquido da maneira correta.
- Encaixe o cartucho no corpo do aparelho. Ou, como dizemos no Brasil: Coloque o Pod no Pod.
- Verifique se o aparelho está ligado e se precisa apertar algum botão para dar o “fire”.
- Vapore.
É assim de simples. Sem complicações, sem colocar algodão e sem precisar enrolar ou instalar fios/coils.
Para aumentar a vida útil dos teus cartuchos, evite vaporar quando estiver vazio, senão corre-se o risco de queimar o algodão. E quando o líquido acabar, apenas refile ou se for descartável, jogue fora e coloque outro.
Os cartuchos, na sua grande maioria, têm uma vida útil média de uma a duas semanas. Alguns chegam a durar até um mês. Depende muito do teu perfil de “vaper’.
Quais são os melhores tipos de Juices para Pods?
Os líquidos que contêm Nicsalt costumam ser os mais utilizados, pois o “feeling” é muito similar à nicotina presente nos cigarros.
É preferível procurar por juices que sejam 50/50 (VG/PG), pois têm uma viscosidade menor são mais fáceis de serem absorvidos pelo algodao dos cartuchos, embora, alguns modelos de Pods conseguem dar conta de líquidos mais viscosos, como 70/30 e até 80/20.
Fonte: Vaping 360 (https://vaping360.com/best-vape-starter-kits/pod-mini-vapes/)