Guia iniciante sobre coils: Parte 01

Os Fios para vape

As resistências que são usadas em atomizadores reconstruíveis (RDA,RTA entre outros R) precisam de um pouco mais de conhecimento para que usuários consigam construí-las, seja por economia ou por qualquer motivo, desenvolver suas próprias coils vai ser muito bacana e divertido. Vamos começar com um pequeno guia para conhecer melhor quais são os materiais, tipos de fios e em qual modo eles são usados.

Primeiro vamos falar sobre os materiais dos fios, e para facilitar a vida de vocês, vamos tirar o Nickel ni200 e o Titânio pois estes fios já não servem mais como padrão e não recomendamos o seu uso para iniciantes! 

1 – Kanthal A1

Muitas vezes referida como A1, ja que Kanthal é a marca. Este é provavelmente o fio mais mais antigo usado por vapers. A maioria das coilheads fabricadas são feitas de A1 e é uma ótima opção para quem quer começar a fazer as suas próprias resistências. 

É também a melhor opção para pessoas com alergia ao níquel, pois a maioria dos outros tipos de metal tem níquel neles. A única desvantagem do A1 é que ele não pode ser usado no modo de controle de temperatura.

PRÓS

  • Ótimo para o modo de potência
  • Fácil de trabalhar
  • Tende a durar mais do que outros tipos de fio
  • Fácil de encontrar

CONTRAS

  • Não disponível para controle de temperatura vaping
  • Tempo de aquecimento mais lento
  • Menos sabor

2 – Nichrome

Muitas vezes chamado de Ni80 e por favor galera, não confundam com o Níquel Ni200, o Ni80 é muito conhecido e utilizado em coils mais complexas sendo um dos motivos que o tornou tão popular quanto o  A1.

O Ni80 tem as mesmas limitações que o kanthal A1, já que não pode ser usado no modo de controle de temperatura, mas oferece menor resistência que o A1, tornando-o uma escolha popular para pessoas que usam mods mecânicos ou que gostam de subohm.

Ele contém níquel, por isso, se você é alérgico evite usá-lo, fora isto, ele é tão bom quanto o fio de A1.

PRÓS

  • Tempo de aquecimento rapido
  • Mais sabor
  • Ele permanece melhor no formato ao rewickar a resistência

CONTRAS

  • Não é tão bom para iniciantes
  • Alergia potencial ao níquel

3 – Stainless Steel 

Freqüentemente referido como fio SS. O fio de aço inoxidável vem em vários tipos de composição. O mais comum é SS316 ou SS316L, mas também são usados para vape os de SS317, SS304 e SS430.

Vamos focar no mais comumente usado por vapers que é SS316 ou SS316L. SS316 é um excelente fio tendo muitas vantagens sobre os outros nesta lista. Pode ser usado no modo de Potência ou no modo de controle de temperatura.

A maioria dos mods hoje em dia tem um modo SS no controle de temperatura que ja esta preparado para que seja facilmente utilizado. 

A alteração da resistência é suficiente para o controle de temperatura, mas também é seguro dar dry burn nele (mas sempre cuidando para acender a resistência no máximo até uma cor vermelho claro) e também pode ser utilizado no modo Potência. 

É uma excelente opção para todos os usuários, mas contém um pouco de níquel o que pode ser um problema para aqueles que são alérgicos.

PRÓS

  • Muito durável
  • Fácil de trabalhar
  • Tempo de aquecimento mais rapido
  • Bom sabor

CONTRAS

  • Não é ideal para altas potências
  • Possível alergia ao níquel
  • Mais caro

Kanthal A1 vs Nichrome vs Stainless Steel (Modo Potência)

A maioria dos vapers prefere o modo de potência: é mais simples. Kanthal, Stainless Steel e Nichrome são os três tipos de fio mais populares no mercado atualmente para este modo, Kanthal A1 foi a escolha da maioria dos vapers por um longo tempo devido à sua facilidade de uso, maior resistência e a ausência de níquel na sua composição.

Vapers que gostam de vaporar da boca para o pulmão (MTL Mouth-to-Lung) e gostam de utilizar potências mais baixas, vão gostar de utilizar Kanthal A1 por não conter Nickel na composição, muitos vapers inciantes tem o seu primeiro contato com o vapor com pods e outros equipamentos MTL, então, quanto mais neutro for o material, melhor.

O Nichrome e o Stainless Steel, por outro lado, são fios excelentes para potências mais altas e resistências mais baixas, o que não significa que não podem ser usado para MTL e potências mais baixas. Vapers que gostam de sub ohm gostam do fato de que eles podem construir resistências mais baixas com estas ligas e continuar tendo o benefício do tempo de aquecimento mais rápido.
O sabor é muito subjetivo, mas muitos vapers que experimentam o Nichrome ou o Stainless Steel juram de pé junto que obtêm um sabor melhor do que com suas resistências feitas de Kanthal A1.

Agora que passamos pelas ligas mais utilizadas no mundo vaper, como escolher o melhor para você?

As dicas são:

Alergia ao Níquel

  • Se você for alérgico ao níquel, sugerimos que utilize os fios da liga A1 no modo potência, e para controle de temperatura, tente usar o SS304 que contém 9% de nickel em relação ao seu par SS316 que contém 12%.

Iniciante

  •  Se é iniciante na arte de construir coils, eu indicaria por ser mais maleável a liga A1.

Quer Sabor

  •  Se procura um bom sabor e for iniciante eu indico Nichrome, se quiser pode usar SS que é um pouco menos maleável, mas também proporciona um sabor bacana.

Na minha opinião, como gosto de builds mais complexas, gosto e uso muito Nichrome amelhorligadagalaxiavaper ja que trabalho com ele desde que me conheço por vaper, e só utilizo o modo potência.

Pronto, agora ja esta preparado para seguir adiante na sua procura pela vaporada perfeita, proxima parte, Bitolas de Fios, Tempo de Aquecimento (Ramp-up) e Resistência!

Até lá!!

#reduzadanosvapore