O governo do Reino Unido lançou recentemente um programa inovador para incentivar um milhão de fumantes a trocarem seus cigarros por cigarros eletrônicos. Chamado de “swap to stop” (substitua para parar), o programa tem como objetivo melhorar a saúde da população e reduzir as taxas de tabagismo no país.
Clique aqui para ver o comunicado de imprensa do governo do Reino Unido na íntegra.
De acordo com o programa, aproximadamente 1 em cada 5 fumantes na Inglaterra receberá um kit inicial de cigarro eletrônico e apoio comportamental para ajudá-los a parar de fumar. As autoridades locais serão convidadas a participar do programa ainda este ano e cada uma delas poderá criar um plano que atenda às suas necessidades, decidindo quais populações terão prioridade.
Além disso, o governo oferecerá incentivos financeiros, na forma de vouchers, juntamente com apoio comportamental, para todas as mulheres grávidas que fumam até o final do próximo ano. Também haverá uma consulta para introduzir embalagens de cigarros obrigatórias com mensagens positivas e informações para ajudar as pessoas a pararem de fumar.
O ministro da Saúde, Neil O’Brien, ressalta que dois em cada três fumantes morrerão por causa do tabagismo, e que o cigarro é o único produto à venda que matará mesmo que usado corretamente. Ele acredita que as novas políticas do governo ajudarão a alcançar os três objetivos:
- Ajudar mais adultos a parar de fumar;
- Impedir que crianças e não fumantes adotem o hábito de vaporar;
- Usar o vaping como ferramenta para fumantes adultos estabelecidos a parar.
Cortar as taxas de tabagismo reduz o número de doenças relacionadas ao tabagismo que precisam ser tratadas, reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde. Além disso, apoiar mais mulheres a ter uma gravidez sem tabaco reduzirá o número de bebês nascidos com baixo peso ou subdesenvolvidos com problemas de saúde que requerem cuidados neonatais e contínuos. Esta medida também reduzirá o risco de aborto espontâneo e natimorto.
Como parte das medidas, será realizado um chamado para identificar oportunidades (através de evidências científicas) de reduzir o número de crianças que acessam e usam produtos de vaping. O governo também fornecerá £3 milhões de libras para criar uma equipe especializada de aplicação da lei para fiscalizar as regras de vaping e combater as vendas ilegais e o uso indevido de produtos de vaping por menores.
Essas novas políticas do governo visam tornar o país livre do tabaco até 2030, e as medidas anteriores de aumentar os impostos sobre cigarros e financiar serviços de parar de fumar locais ajudaram a reduzir a taxa de tabagismo na Inglaterra para 13%, a menor já registrada. No último ano, quase 100.000 pessoas conseguiram parar de fumar com o apoio de serviços de parar de fumar. Além disso, o NHS receberá £35 milhões de libras para oferecer serviços de tratamento do tabaco para todos os fumantes admitidos no hospital.
Leia também o que os nossos parceiros tem a dizer sobre este assunto:
Vaporaqui – Governo da Inglaterra vai doar cigarros eletrônicos para ajudar 1 milhão de adultos a parar de fumar
Revista RED – O plano revolucionário para reduzir as taxas de tabagismo na Inglaterra